Reserve seu

Apto

A história de um símbolo de Bombinhas: A Capela Imaculada Conceição

  • admin
  • 23 de dezembro de 2016
  • 3 Comment

Localizada num dos pontos centrais da cidade, no alto do morro com uma vista espetacular, a Capela Imaculada Conceição é um local especial para conhecer durante sua passagem pela praia de Bombinhas. Inaugurada em 1928, sua construção teve o envolvimento da comunidade local e nativa, que trabalharam arduamente e de maneira voluntária para a construção do local de oração.

Porém, quem hoje visita o local e passeia pelo entorno, desconhece que esta tranquila capela já foi considerada um local amaldiçoado. Isto porque, pouco tempo depois de sua inauguração, um raio teria atingido sua torre, destruindo boa parte de sua estrutura. Este acontecimento teria deixado os moradores e a comunidade local muito desconfiada. Durante a década de 30 foi reconstruída no mesmo regime de mutirão, porém, quase 30 anos depois, em 1970, a Capela foi alvo novamente da imprevisibilidade da natureza.

Desta vez não foi apenas um, mas vários raios que atingiram a torre principal e a cruz que se ergue sobre ela, destruindo praticamente toda sua estrutura. Este novo caso acabou por criar história de local de mau agouro. O local ficou abandonado e esquecido durante muito tempo.

capela-imaculada-conceicao

Nova vida

Somente no início dos anos 2000, com iniciativa e planejamento da Pousada Vila do Farol, a Capela voltou a ser reconstruida e se tornou novamente um dos símbolos turísticos da região. Iniciou-se sua reforma em 2004, concluindo a mesma em 2005. Todo o projeto foi feito tentando manter o local o mais original possível, a partir dos registros fotográficos, pinturas e oralidade fornecida pela comunidade local, antigos moradores e famílias tradicionais. Porém, não foi suficiente. Sendo assim, a Capela Imaculada Conceição foi reconstruída com base em outras capelas da mesma época, usando móveis feitos em Nova Trento, terra de Santa Paulina, e Itajaí.

Sua Cruz, agora de madeira, não atrai mais raios (antes a mesma era de ferro).

O local encontra-se aberto diariamente, das 09:00 às 16:00, e sua entrada é gratuita. No momento não existe uma regularidade no horário das missas oferecidas à comunidade, sendo que maiores informações podem ser adquiridas em: (47) 3393-9000.

capela_imaculada_conceicao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *