Reserve seu

Apto

Competição de corrida de canoa no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

Cobertura do III Saragaço – 2018

  • admin
  • 1 de agosto de 2018
  • 3 Comment

Repetindo o sucesso das duas primeiras edições, a terceira edição do Saragaço movimentou as areias da Praia de Bombinhas nesse primeiro final de semana de julho. A festividade é a principal comemoração local da Pesca Artesanal da Tainha e reúne ranchos de pesca artesanal de Bombinhas e municípios vizinhos. Confira agora tudo o que aconteceu no III Saragaço.

 

III Saragaço em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

III Saragaço em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Celebração das tradições culturais de Bombinhas no III Saragaço

Uma das características mais marcantes de todas as edições do Saragaço é o resgate e celebração da cultura local. No III Saragaço não foi diferente. A festa deu ênfase a toda a tradição pesqueira do litoral catarinense, com gastronomia típica e provas que realçavam o melhor das heranças culturais açorianas.

 

Área gastronômica e de festas no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

Área gastronômica e de festas no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Entre os atrativos, o mais significativo não poderia ser outro: a gincana entre os ranchos. Mas, como sempre acontece no Saragaço, o que não faltou foi a celebração da boa gastronomia local, apresentações artísticas e atrações musicais.

 

A gincana entre os ranchos de pesca no III Saragaço

Em 2018, entre ranchos do município e convidados, foram 12 ranchos de pesca participando da competição, que envolveu provas nas areias da praia, nas tendas da festa e até em alto mar.

 

Estrutura e festa do III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

Estrutura e festa do III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

A competição desse ano foi acirrada e terminou com uma diferença mínima entre os primeiros 5 ranchos colocados. Na terceira e segunda posição, houve empate entre duas equipes e todas foram contempladas com a posição, sem critérios de desempate. Confira o resultado:

 

1º LUGAR: Tataca e Gilberto
2º LUGAR: Rancho do Estaleirinho / Rancho da Barra (empate)
3º LUGAR: Cantinho do Benjamim / Ingleses (empate)

 

O Rancho dos Ingleses, vencedor do II Saragaço, então, repassou o troféu itinerante para os novos campeões, Tataca e Gilberto. Até a realização do IV Saragaço, no ano que vem, o troféu fica em posse do Rancho do Tataca e Gilberto, quando novamente será repassado para o próximo vencedor – ou permanecerá em posse do rancho por mais um ano, se conquistarem o posto de bicampeões.

 

As provas do III Saragaço

Além de repetir as provas que foram sucesso nas edições anteriores do evento, o III Saragaço contou com provas totalmente novas, que movimentaram e divertiram o público nas areias da Praia de Bombinhas. Entre as mais expressivas, além da corrida de canoa, aconteceu uma nova edição da popular prova da tarrafa.

 

Competição de corrida de canoa no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

Competição de corrida de canoa no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Nas areias da praia, aconteceu a corrida com perna de pau, tiro ao alvo com estilingue e campeonato de pião. Para a participação dessas brincadeiras, os ranchos tiveram que confeccionar previamente os seus equipamentos. Perna de pau, estilingue (também conhecida como funda) e até o pião foram produzidos pelos próprios pescadores.

 

Confira um pouco do que rolou no III Saragaço.

 

 

Apoio e patrocínio no III Saragaço

Assim como nas duas primeiras edições, o evento conta com o patrocínio da Pousada Vila do Farol. Este ano, além da pousada, o Banco Sicredi também é um patrocinador. Além disso, o evento conta com o apoio de diversos empreendimentos do município, como a Prefeitura Municipal de Bombinhas, a Fundação da Cultura de Bombinhas, Pousada Vila do Coral, Restaurante Pallato, Gasparzinho Distribuidora de Materiais Elétricos, Veratoni Supermercado e Veratoni Materiais de Construção, Farmácia Capitão Saúde, Bomac Materiais de Construção, Café Jurerê, Nipox Group, Petcenter Casa Amarela e Desafio Dax Bombax.

 

Perdeu o III Saragaço? Em 2019 vem aí o IV Saragaço! Venha conhecer a cultura de Bombinhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *