Reserve seu

Apto

Conheça Bombinhas – Costeira de Zimbros

  • admin
  • 24 de abril de 2017
  • 3 Comment

Considerada uma das três unidades de conservação municipais de Bombinhas, juntamente com o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e o Parque Natural Municipal da Galheta, a Área da Costeira de Zimbros reserva um refúgio privilegiado para quem procura tranquilidade e bem-estar em meio a natureza.

Praia do Cardoso, uma das primeiras da trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Marion Silva)

Praia do Cardoso, uma das primeiras da trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Marion Silva)

Localizada no canto oeste da praia de Zimbros, a área é cercada pela admirável Mata Atlântica. Conta uma rica diversidade de fauna e flora e, ao todo, 10 praias. Entre elas, a Praia do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha, com extensões que variam dos 285m (Cardoso) à 618m (Vermelha).

Além delas, as outras 6 praias (com menos de 50 metros de extensão cada) completam a paisagem de forma única. E elas começam a aparecer logo no início da trilha, que se estende até a Praia Vermelha, a última delas. São elas: Praia do Basílio (40m), Casqueiro (35), Pasto (20), Lau (40m), Mauri (25m) e da Santa (37m).

Paisagem Trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Parques e Faunas UFSC)

Paisagem Trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Parques e Faunas UFSC)

A trilha percorre as margens litorâneas do canto sudoeste da cidade e tem cerca de 4km de extensão no total. Além das praias, há outras belezas durante o percurso, como a vista e a aclamada cachoeira da Praia Triste. Para acessá-la, é necessário sair um pouco do trajeto, em uma das bifurcações, e subir um morro íngreme de cerca de 1km.

Cachoeira da Praia Triste (Foto: montanhoso.blogspot.com)

Pode-se dizer que o passeio é uma rica experiência cultural e ecológica. Quem gosta de trilha, não pode deixar de conhecer essa, que é uma das mais famosas de Bombinhas. A dificuldade é fácil/moderada e pode ser feita por qualquer pessoa com o mínimo de preparo físico.

Trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Parques e Faunas UFSC)

Trilha da Costeira de Zimbros (Foto: Parques e Faunas UFSC)

Localização

A localidade ganha cada vez mais atenção e cuidado da prefeitura municipal, agora que é considerada um dos parques ecológicos municipais. Sendo assim, a área está cada vez mais segura e preservada, com sinalização e toda a assistência necessária.

E aí, ficou com vontade de conhecer esse incrível cantinho de Bombinhas? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *