Reserve seu

Apto

Tainha (Foto: ClicRBS)

Conheça Bombinhas: Tainha

  • redacao
  • 11 de dezembro de 2017
  • 3 Comment

Considerada um dos principais atrativos gastronômicos da cidade, a tainha é um peixe tradicionalmente pescado no litoral sul do Brasil entre os meses de maio e julho. Está na lista de peixes mais saborosos do país e é uma das principais escolhas nos restaurantes da cidade.

No artigo de hoje do nosso quadro Conheça Bombinhas, vamos mostrar que Bombinhas é muito mais do que um lugar bonito: também apresenta uma cultura incrível e gastronomia de dar água na boca!

A pesca artesanal da tainha

Assim como em outras cidades do litoral sul do país, a pesca é um forte aliado na economia de Bombinhas. A pesca artesanal rende, variando de um ano para outro, grandes quantidades do peixe considerado uma iguaria na região.

Canoa de pesca de tainha (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Canoa de pesca de tainha (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

A pesca artesanal da tainha é realizada entre os meses de maio e julho, sendo expressamente proibido praticá-la fora de época. Essa margem de tempo garante que o peixe continue se reproduzindo, impedindo-o que entre em extinção.


Pesca de tainha 2017 Bombinhas (por Lucas Cunha, via YouTube)
Essa atividade é realizada por pescadores locais autorizados, na maioria das praias de Bombinhas. A prática consiste em colocar uma canoa na água e ir soltando a rede no mar em formato de círculo. Depois que as duas pontas estiverem na areia, os pescadores começam a puxá-las, até que a rede, e todos os peixes que estavam na área do cerco, estejam na areia.

 

A tainha nos restaurantes de Bombinhas

Considerada um dos pratos principais nos restaurantes da cidade, a tainha é servida o ano todo… E de diversas maneiras!  Frita, assada, ensopada e, claro, a preferida do público: recheada!

Tainha recheada (Foto: G1)

Tainha recheada (Foto: G1)

Há diversos tipos de recheio, que variam de um restaurante para outro. Um dos mais tradicionais é o recheio feito a base da própria ova do peixe. Nesse, a ova de peixe é frita e desfiada posteriormente. São adicionados temperos para realçar o sabor e a “farofa de ova” é introduzida novamente no interior do peixe antes do seu preparo.

Tainha com recheio de ova (Foto: Clicrbs)

Tainha com recheio de ova (Foto: Clicrbs)

A tainha é servida com diferentes acompanhamos. Entre eles, o caldo de peixe, também tipicamente bombinense. Arroz branco, farinha, purê de batata e fritas. Quem gosta de uma explosão de sabores, certamente vai adorar um vinho de acompanhamento.

 

Ficou com água na boca? Faça uma reserva na Vila do Farol e venha para Bombinhas aproveitar essa gastronomia incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *