Reserve seu

Apto

Engenho do Sertão. Fonte: Instituto BoiMamão.

Cultura em Bombinhas: o Museu Comunitário Engenho do Sertão

  • admin
  • 29 de julho de 2018
  • 3 Comment

O município de Bombinhas é considerado um local privilegiado, com belezas naturais e características históricas únicas. Historicamente, a cultura está fortemente ligada ao mar e a outras atividades, como a grandeza dos engenhos, herança de sua colonização. Para resgatar os traços históricos locais, conheça o Museu Comunitário Engenho do Sertão.

 

O que é o Museu Comunitário Engenho do Sertão

O Engenho do Sertão faz parte do instituto Boi de Mamão, localizado no bairro de Zimbros. Hoje, é parte do Acervo de Patrimônio Cultural da cidade, possuindo monitoramento, preservação, manutenção e demais atividades que mantém a tradição local presente na lembrança da comunidade.

Engenho do Sertão. Fonte: Instituto BoiMamão.

Engenho do Sertão. Fonte: Instituto BoiMamão.

 

“O Engenho do Sertão, além de atrativo turístico-cultural, tornou-se sobretudo referência histórica da região.Em 2007 foi inserido no cadastro nacional como Museu Comunitário; em 2008 recebeu o selo Cultura Viva; em 2009 tornou-se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão, em 2013 Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.” (Instituto BoiMamão)

 

O engenho foi construído há várias décadas pelos colonizadores da cidade, advindos dos povos açorianos. Após sua chegada, iniciam suas atividades de plantio, construções, a pesca e os engenhos de farinha por aqui.

Cesar Moacir Alves fez um tour pelo engenho do sertão, localizado no bairro de Zimbros. Você pode conferir melhor a infraestrutura do local e um pouco mais das características de um engenho. Confira:

A escolha de Bombinhas não foi por acaso. Se trata de local bom para atividades artesanais e que se encaixavam com a cultura importada de Portugal. Por isso, atividades como a pesca estão muito presentes em Bombinhas. Hoje, elas são resgatadas em eventos como Saragaço e a própria Pesca Artesanal da Tainha.

O engenho se tornou uma parte essencial da história de Bombinhas, produzindo inúmeros produtos culturais, como alimentos e artesanatos, agregando valor às tradições que logo deram a herança local valorizada até hoje.

 

Quais são as atividades desenvolvidas no Engenho do Sertão

Dentre as atividades, são produzidos alimentos como a broa de polvilho, bolo de fubá, roscas de polvilho salgado e doce, beijú e a mais popular bebida típica de Bombinhas: a consertada.

Uma das bebidas típicas do município, a Consertada, pode ser encontrada no engenho de Bombinhas. Crédito: Fundação da Cultura de Bombinhas

Uma das bebidas típicas do município, a Consertada, pode ser encontrada no engenho de Bombinhas. Crédito: Fundação da Cultura de Bombinhas

Atualmente, como parte do instituto, o engenho atua por demandas pontuais, como visitas técnicas de escolas, passeios turísticos, eventos culturais do município ou feiras de turismo. Isso faz com que o legado permaneça vivo na mesma medida que não explore excessivamente o local, preservando-o melhor.

 

 

A influência dos engenhos na cultura de Bombinhas

Os engenhos tiveram um importante papel em Bombinhas. Primeiro, quando deu suplemento as atividades dos colonizadores, que puderam viver com mais qualidade ao instalarem sua engenharia nessas terras. Posteriormente dando suporte para que eles pudessem desenvolver atividades econômicas para poderem sustentar suas famílias.

Bombinhas possui um dos patrimônios culturais mais ricos do estado. Sua relação com elementos como a pesca e o artesanato são um dos legados que preservado e valorizado até os dias de hoje.

A cerâmica, o artesanato, a arte em sí é um legado importante deixado para os cidadãos de Bombinhas, que se relacionam com essa cultura de uma forma muito próxima, passando seu legado de geração para geração. Crédito:Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinha

A cerâmica, o artesanato, a arte em sí é um legado importante deixado para os cidadãos de Bombinhas, que se relacionam com essa cultura de uma forma muito próxima, passando seu legado de geração para geração. Crédito:Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas

 

Quer saber mais sobre a cultura de Bombinhas? Então não deixe de ficar de olho em nosso blog e ler outros materiais sobre a cultura da cidade.

A pesca artesanal da tainha

A tradição da canoa de um pau só

Legado açoriano – o Boi de Mamão

 

Para entrar em contato com a equipe do engenho, deixaremos as informações.

Telefones: 47 3393-3099 e 47 99923-0835.

Email: contato@institutoboimamao.org.br e contato@engenhodosertao.com.br

Endereço: Rua Abacate n° 452 – Sertãozinho – 88215.000 Bombinhas/SC.

Facebook: Engenho do Sertão

Instagram: Engenho do Sertão e Armazém do Engenho

 

Referências: Instituto Boi de Mamão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *