Reserve seu

Apto

Corrida

Qualidade de vida: 5 dicas para correr na praia

  • admin
  • 12 de junho de 2017
  • 3 Comment

Na época em que vivemos, parece ser cada vez mais difícil praticar alguma atividade física. Falta tempo, vontade e preparo. Mas não é segredo para ninguém que esse hobby é fundamental para a vida de qualquer pessoa. Mais saúde e qualidade de vida. Os benefícios de praticar exercícios ou esportes diariamente são incontáveis. Por isso, a sugestão do dia são dicas para correr na praia.

Dicas para correr na praia

Dicas para correr na praia (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Os conselhos que você vai ver a seguir são muito importantes, especialmente para quem está começando. As dicas vão desde os preparativos antes da corrida até depois de completar os exercícios.

Seguindo nossos passos, será possível adquirir resistência e preparo físico sem correr riscos de lesões. Leia e siga cada passo atentamente para maior eficácia do exercício.

 

1 # A primeira das dicas para correr na praia: alimentação

Seja você um corredor iniciante ou profissional, o primeiro tópico que define o seu desempenho é a alimentação. Os nutrientes corretos farão seu corpo ter muito mais energia, diminuindo a exaustão no final do treino. Além disso, seu desempenho será superior e evita incômodos gastrointestinais.

Alimentação correta para corrida

Alimentação correta para corrida (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

A dica é apostar nos carboidratos. Como eles são ricos em fontes energéticas, vão proporcionar o combustível necessário para o seu corpo. Os carboidratos são alimentos de fácil digestão, então dificilmente vão causar desconfortos.

Apesar disso, atenção! É importante avaliar a duração e a intesidade do treino antes de começar. O ideal é consumir os alimentos pelo menos duas horas antes do exercício e, claro, não exagerar.

Dicas de alimentos: sanduíche de peito de perú, cereal de milho, aveia, batata, bolacha salgada.

 

2 # Escolha o melhor horário para correr na praia

Para prevenir complicações e melhorar a saúde da pele, é fundamental escolher um horário adequado para a prática. Evite correr enquanto o sol está muito forte, entre as 10h da manhã e 4h da tarde.

Corredores ao nascer do sol

Corredores ao nascer do sol (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

O nascer ou o pôr do sol são bons horários e, além de tudo, vão proporcionar uma bela paisagem.

 

3 # Use roupas adequadas para correr na praia

Em qualquer atividade física, é muito importante escolher a roupa correta. Roupas pesadas ou de determinadas matérias primas, como o couro e o jeans, vão impedir o seu corpo de transpirar e consequentemente diminuir a eficácia da atividade, além de poder causar mal estar. Dê preferência para roupas leves, frescas e que permitam mais mobilidade.

Casal correndo na praia

Casal correndo na praia (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Sobre o calçado, atenção. Muitas pessoas preferem correr descalças na praia. É uma opção mais adequada e recomendada por muitas pesquisas. Assim o exercício será mais completo, já que toda a força será aplicada sobre os seus pés. Mas, para quem não está acostumado, é melhor começar aos poucos, já que o abuso pode ocasionar calos e outras lesões.

4 # Comece sua corrida na praia na areia molhada e plana

Para quem está começando a correr na praia, o ideal é que não faça tanto esforço logo nos primeiros dias. Por isso é recomendado correr mais perto do mar, onde a areia é mais plana e molhada. Assim o iniciante não exigirá tanto do corpo e terá mais disposição para o restante do dia.

Corrida na areia da praia

Corrida na areia da praia (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Aos poucos é recomendável que você vá trocando a areia molhada pela fofa. Sim, a parte da praia onde fica aquela areia mais fofinha. Dessa forma, você exigirá mais do seu corpo e consequentemente elevará sua resistência e condicionamento físico. Mas atenção: vá com calma. Não exagere não corridas em areia fofa. Além de ficar atento ao tempo de corrida, não corra muito rápido. Lembre-se que o local é diferente e exige mais do seu corpo, por isso não queira manter o ritmo da corrida em areia molhada.

 

5 # Mantenha-se hidratado nas corridas de praia

A última, e fundamental, dica é a hidratação. Em qualquer atividade física, é de grande importância manter o seu corpo hidratado. Durante a prática do exercício, a taxa de transpiração aumenta drasticamente, liberando do seu corpo de 1 a 2 litros de água por hora.

Sem água, seu corpo sentirá os efeitos. Com a perda de 2% da água do corpo, você já sentirá sede, e perdendo 4% da água do corpo, já será possível notar uma perda de rendimento de 20% a 30%.

Garrafa de água

Garrafa de água (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

O ideal é ingerir água ou isotônicos, como a água de côco, antes, durante e após as atividades.

500ml de água cerca de 2 horas antes da realização da atividade vão deixar o seu corpo preparado. De 150ml à 300ml durante a atividade, a cada 15 ou 20 minutos, vão manter seu corpo hidratado. Depois da atividade física, o ideal seria repor o dobro do suor perdido com água, especialmente nas primeiras 6 horas após a prática.

 

Praparado para correr na praia? A Praia de Bombinhas conta com uma grande extensão e uma areia privilegiada para esse tipo de atividade. Faça uma reserva na Vila do Farol e tenha tudo a apenas alguns passos do seu quarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *