A pratica de esportes tem se tornado cada vez mais importante. São mais jovens, adultos e idosos dedicando parte do seu dia a uma atividade física, deixando sua vida mais saudável. Radicais ou não, o que é importa é praticar o que seja ideal para seu corpo e seu divertimento. Hoje, indicamos 3 esportes para praticar no verão.
Se por um lado a pratica de esportes faz bem a saúde, por outro, é preciso atentar-se nas condições físicas para a atividade. Seu corpo precisa entender que está exercendo uma atividade de desempenho superior ao habitual. Busque, antes de tudo, efetuar uma bateria de exames e verificar se não há nenhum problema físico que impeça a realização da prática.
O preparo é fundamental para realizar qualquer atividade física (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Atividades físicas podem ser ótimas para a saúde, mas também podem fazer mal se praticadas em excesso. Os cardíacos, por exemplo, podem praticar atividades físicas mais tranquilas e controladas em seu desempenho. A dica vale para qualquer um, e qualquer atividade. Se informe sobre sua saúde e que tipo físico é apto para a atividade escolhida.
Ciclismo é uma das atividades físicas mais indicadas para qualquer idade (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
É muito importante não esquecer do alongamento. Dedique cerca de 10 minutos para se alongar e relaxar o corpo. O ideal é levar alguém no qual se possa realizar algum alongamento mais dinâmico e elaborado. Escolha um roupa confortável que seja fácil de mexer o corpo.
Duas paixões do brasileiro em um só esporte? Futevôlei!
O esporte tem ganhando adeptos no mundo todo e, na praia, o esporte é praticado com muita frequência. No litoral sul do Brasil, o esporte já conta com reconhecimento em campeonatos regionais.
O futevôlei é uma das escolhas favoritas dos brasileiros na praia (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
As regras do jogo seguem os princípios do vôlei, mas a diferença é que, ao invés de usar as mãos, os praticantes só podem tocar na bola com os pés ou a cabeça, como no futebol.
Atravessar de um ponto a outro por uma fita, sem cair. Esse é o objetivo do esporte, que apesar de novo, já ganhou adeptos no mundo todo, principalmente entre jovens.
Waterline (Fonte: Slackline Rio)
O esporte tem a mesma proposta do seu “irmão”, slackline. A diferença é que a travessia é sobre a água.
Pode ser feito em alguma praia com águas mais calmas e perto de arvores, no qual podem ser amarrado a fita.
Pelo fato da atividade ser feita em cima da água, a mesma permite manobras mais arriscadas, como, por exemplo, pulos, mortais e bananeiras sobre a fita. Pois a água amortece a queda. De qualquer forma, se não for experiente no esporte, pode ir treinando sem as manobras.
Esse esporte surgiu de uma forma curiosa. O frisbee foi criado por volta de 1940, quando universitários brincavam de arremessar pratos de tortas em uma loja chamada Frisbie’s.¹ A pratica ganhou tanta popularidade que foi adaptada para um esporte. Hoje é uma das brincadeiras mais populares dos EUA.
Frisbee em Bombinhas (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
A prática é em simples, e não fugiu da proposta original. Consiste em arremessar o disco de uma pessoa para outra em distâncias variadas.
Aproveite para conhecer mais sobre o litoral de Santa Catarina. Acesse o site da Vila do Farol e confira as opções de hospedagem para um verão inesquecível.
Referências: ¹frisbeebrasil.com.br/tutoring.