Reserve seu

Apto

Canoa na beira da praia de Bombinhas

A famosa canoa de um pau só em Bombinhas

  • admin
  • 10 de julho de 2017
  • 3 Comment

Consideradas patrimônio municipal de Bombinhas, as canoas de um pau só se destacam pela beleza e funcionalidade. Essas pequenas embarcações são um importante utensílio utilizado pelos pescadores no período da Pesca Artesanal da Tainha. A seguir, descubra como as canoas de um pau só surgiram e como são utilizadas hoje em dia.

 

Histórico

A canoa de um pau só, muito mais do que uma ferramenta, é uma herança cultural. Essa famosa embarcação foi criada pelos índios Carijós antes mesmo dos portugueses desembarcarem no litoral sul americano, mas foi com o conhecimento dos açorianos que as canoas foram aprimoradas até se tornarem o que são hoje.

Canoa centenária em Bombinhas

Canoa centenária na Praia de Bombinhas (Foto: Turismo Bombinhas)

O principal das canoas de um pau só, como o nome sugere, é que ela é feita com um único tronco. A madeira escolhida geralmente era da espécie arbórea Guarapuvú, hoje instituída como árvore-símbolo de Bombinhas. O grande diâmetro do tronco da Guarapuvú proporcionava que os pescadores fizessem canoas grandes e detalhadas.

 

Atualidade

Em Bombinhas, a cultura das canoas de um pau só continua viva e, com um pouco de procura, não será difícil encontrar uma.

As canoas continuam fazendo a diferença na pesca artesanal da tainha em todo o litoral sul de Santa Catarina. Inclusive, para manter a tradição e valorização cultural viva, no último mês de março foi realizado o 17º Festival de Embarcação a Remo de Bombinhas. O evento, que fez parte das comemorações de 25 anos do município, contou com diferentes tipos de competição: uma delas exclusiva para canoas de um pau só.

Festival de Embarcações a Remo de Bombinhas

Festival de Embarcações a Remo de Bombinhas (Foto: Turismo Bombinhas)

Uma curiosidade sobre as canoas de um pau só é que, em Bombinhas, existem mais de 60 canoas do tipo, e muitas delas em atividade. A principal utilização continua sendo para a pesca artesanal da tainha. Muitas dessas canoas são milenares.

 

Ficou curioso para conhecer as canoas de perto? O primeiro passo é passar as férias nesse lugar privilegiado. Faça sua reserva aqui  no Vila do Farol e conheça Bombinhas.

 

Foto da capa: Turismo Bombinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *