Reserve seu

Apto

Festival del Marisco (fonte: Wikmediacommons)

Conheça Bombinhas – O cultivo do Marisco

  • redacao
  • 21 de dezembro de 2017
  • 3 Comment

A cidade de Bombinhas, no litoral de Santa Catarina é conhecida por suas  praias paradisíacas. A cidade conta com mais de 30 praias espalhadas por toda a península. Cada um delas com sua própria beleza e diversidade. Mas os diferenciais da cidade não acabam por aí. Sua riqueza também está na renomada gastronomia local, com pratos de frutos do mar.

Uma dessas iguarias é o marisco, muito consumido na temporada de verão. Apreciado por turistas, visitantes e moradores da cidade. Se você ainda não conhece esse prato, é a oportunidade perfeita. No Conheça Bombinhas deste mês, saiba como é o cultivo de marisco e onde consumi-lo em Bombinhas.

O cultivo de marisco em Bombinhas – A “plantação” do marisqueiro

Isso mesmo, o cultivo do marisco é muito similar a uma plantação. Os marisqueiros, como são chamados os profissionais, chamam o local de cultivo como “fazenda”.

Marisco em seu estado de cultivo

Marisco em seu estado de cultivo

Para realização dessa atividade,os marisqueiros precisam de autorização da Epagri. A organização também é responsável por fiscalizar os processos de cultivo e pesquisas relacionadas a extensão rural e agropecuária.

O processo de cultivo é simples, mas exige muita atenção e cuidado a cada etapa. Confira na matéria a seguir.

 

Marisco – tradição gastronômica Bombinense

Antes do consumo, o marisco deve ser fervido por um longo tempo, para que o seu interior cozinhe e amoleça a casca. Assim, é possível abri-lo facilmente com as mãos.

Festival del Marisco (fonte: Wikmediacommons)

Festival del Marisco (fonte: Wikmediacommons)

E, para te deixar com um pouquinho mais vontade de apreciar esse fruto do mar, confira três receitas que podem ser feitas com o marisco:

 

#1 Tomatada de mariscos

Receita típica da região, a tomatada é um mix de macarrão, tomates bem frescos  e, claro, marisco.  O preparo é simples, mas o resultado é magnifico.

Para prepará-lo, você vai precisar de: alho, tomates frescos, macarrão espaguete de qualidade e uma porção fresca de marisco.

Receita de Tomatada de Marisco (Foto: O Barriguinhas Blog)

Receita de Tomatada de Marisco (Foto: O Barriguinhas Blog)

 

#2 Lasanha de marisco

Se lasanha já é maravilhosa, imagina com marisco!

A lasanha com mariscos não foge ao processo tradicional de preparo. O prato apenas requer atenção ao tempo de cozimento do marisco e a qualidade da massa.

Lasanha (fonte: Knorr)

Lasanha (fonte: Knorr)

 

#3 Arroz com marisco

Se você procura algo mais simples, experimente o arroz com marisco. O prato é saboroso e de fácil preparo. Tudo que você vai precisar é de alho, cebola roxa, pimenta, salsa, cebolinha e ervas a gosto. Além de uma bela porção de marisco.

Uma dica é cozinhar o arroz bem soltinho, fritar a cebola na manteiga e misturar com as ervas.

Arroz com marisco (fonte: Knorr)

Arroz com marisco (fonte: Knorr)

 

 

Parte da cultura, essencial na tradição. O cultivo de marisco em Bombinhas não significa só gastronomia, mas a essência da cidade.

Em Bombinhas, não deixe de experimentar essa deliciosa iguaria. Faça uma reserva na Pousada Vila do Farol e garanta as melhores ofertas de hospedagem.

 

 

Referências: Sapolifestilyle, Barriguinhas blog, Knorr, RODRIGO LEITAO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *