Reserve seu

Apto

Barco (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Conheça Bombinhas – Reserva do Arvoredo

  • admin
  • 11 de setembro de 2017
  • 3 Comment

Bombinhas é o destino turístico perfeito quando se fala em passeios ecológicos. A cidade, na pequena península no centro-norte de Santa Catarina, é considerada a menor do estado em área territorial, mas mesmo assim bate recordes em número de visitantes e principalmente em reservas ecológicas e áreas de preservação.

Rochas na costa da ilha da Reserva do Arvoredo (Foto: TripAdvisor)

Além dos Parques Naturais Municipais da Galheta, Morro do Macaco e Costeira de Zimbros, há uma unidade de conservação federal que desperta muito interesse nos visitantes. A famosa Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Hoje, conheça um pouco mais sobre essa área de preservação tão famosa do litoral catarinense.

 

 A Reserva do Arvoredo, em Bombinhas

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma área que compreende 17,6 hectares e 54, 8km de extensão. Fica localizada no litoral catarinense, englobando os municípios de Bombinhas, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas, Porto Belo e Itapema.

Ilha do Arvoredo (Fonte: NDOnline)

Foi fundada em 1990, pelo Governo Federal, e desde então é uma das três únicas reservas biológicas marinhas do Brasil.

 

As ilhas da Reserva do Arvoredo

A Reserva do Arvoredo abrange uma área tão grande que protege quatro das incontáveis ilhas do sul do Brasil. São elas, Ilha das Galés, Deserta, do Calhau de São Pedro e do Arvoredo, ilha que dá nome a reserva.

Ilha do Arvoredo (Foto: Portal Virtual Floripa)

Além disso, em Bombinhas ainda há outra ilha que não faz parte da reserva. A Ilha do Macuco, protegida pelo Parque Municipal do Morro do Macaco.

Você pode conhecer mais sobre cada ilha no nosso artigo Principais ilhas próximas a Bombinhas.

 

Atividades na Reserva do Arvoredo

Cerca de 70% da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo está fechada para visitação. O acesso dessas áreas só é permitido para pesquisadores e educação ambiental, com a devida autorização do IBAMA.

Megulho na Ilha do Arvoredo (Fonte: turismo.sc.gov.br)

Apesar disso, a parte sul da Ilha do Arvoredo, onde está localizado o farol da marinha, está aberta aos visitantes. Lá, além de conhecer parte da história do Brasil, você vai poder apreciar as belezas da fauna e flora.

Diversos pontos da parte sul da ilha são explorados pelas operadoras de mergulho. Em uma das várias disponíveis em Bombinhas, o visitante pode contratar serviços que incluem translado até o local e equipamentos de mergulho (de cilindro e snorkeling).

 

Curioso para conhecer parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo? Faça uma reserva na Vila do Farol e aproveite as belezas de Bombinhas com o máximo conforto.

 

 

Referência: Descobrindo Bombinhas, Prefeitura Municipal de Bombinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *